Hidratação durante o trabalho: dicas e mitos desvendados

Anderson Costa
Movebla
Published in
2 min readDec 5, 2013

--

Ontem participei do último encontro da rede Viva Positivamente, da qual sou membro. E ontem falamos bastante sobre hidratação. Em pleno verão, ficar sem beber água pode ser um problema sério para a saúde. Aqui do lado da mesa no home office, sempre fica uma garrafinha cheia. E ao sair, também levo uma, ou procuro parar para beber algo.

O doutor Antonio Lancha Jr nos mostrou algumas dicas bem legais ontem sobre hidratação, e também esclareceu alguns mitos. Listo a seguir o que anotei aqui, e espero que isso te ajude a lembrar de tomar mais água durante o dia.

Water Bottle in the Airport

- É aconselhável tomar de 2,5 a 3 litros por dia. A recomendação é de ingerir 1 litro de água a cada 1000 calorias gastas.

- Muitos associam a câimbra a falta de potássio, quando na verdade ela é consequência de falta de água e carboidratos. O músculo é o maior reservatório de água do nosso corpo. A restrição de carboidrato diminui a quantidade de água dentro dos nossos músculos e, consequentemente, aumenta a ocorrência de câimbras.

- Ao ficar desidratado, seu corpo passa a funcionar de forma muito mais lenta, comprometendo seu desempenho. Mas cuidado: a ingestão exagerada de água é perigosa, porque reduz excessivamente o sódio no nosso corpo. Nem oito, nem oitenta. Seja apenas equilibrado.

- A questão do consumo de líquidos durante as refeições é controversa. Se você fizer a ingestão de água durante a refeição, aumenta a percepção de sabor de suas papilas gustativas (como já diziam os amantes de vinho e café). Porém, o ideal é que o consumo de líquidos seja feito após às refeições.

- É preciso observar o ambiente em que você está. Em locais úmidos, nós sentimos mais o calor do que em locais secos, porque a liberação de calor do corpo é feita de forma mais lenta. Quanto mais quente e úmido o ambiente, maior é a perda de líquidos. Imagine no Pará, por exemplo: lá é tão quente que você pode suar e nem perceber, porque o suor evapora rapidamente.

- É importante não confundir perda de líquidos com perda de calorias. A gordura do nosso corpo não é expelida pela urina.

--

--

Estudando colaboração e cultura pop. Cosplay de mim mesmo na falta de verba.